Dos mesmos autores de Death Note, Bakuman foge dos estilos comuns de animes, ao invés de contar a história de um herói, ou um romance, ou até mesmo uma simples comédia com muito echi, Bakuman conta a história de dois garotos que querem se tornar “mangakas”.

A ideia do anime/manga foi muito boa, ela nos mostra o quão difícil é a criação de um manga, conta todo processo desde a criação, até a burocracia para seu lançamento.
O mangá contou com seu primeiro capítulo lançando no ano de 2008 e o lançamento do anime em 2011, Bakuman reveza entre os dramas de um autor/mangaka, e os dramas de dois jovens adolescentes do 9° ano. Ao longo da trama, muitas obras são mencionadas, como Dragon ball e One Piece, entre outras q levaram a shonen jump ser oque é hoje.
A trama gira entorno de dois principais personagens Moritaka Mashiro e Akito Takagi, onde os dois lidam com os estudos, bloqueios criativos, burocracia, ideias ruins e um romance adolescente. A história começa com o Akito Takagi propondo a ideia ao protagonista que desenha, porém ele não se sente bem com o plano do Akito Takagi, até que a garota que ele gosta propõem se casar, caso ele se torne um mangaka famoso ( ótimo motivo pra ir com tudo nesse projeto ( ͡° ͜ʖ ͡°)). O jovem protagonista herdou seu talento para as arte mangaka de seu tio, que embora desenha-se muito mal, tinha um bom roteiro, e após falecer deixou seu apartamento/estúdio nas mãos do jovem protagonista. Logo os jovens tinham um estúdio e muito tempo livre, cabia a eles apenas a produzir.
Porém tudo isso foi por água a baixo após a primeira produção levada até a Shonen Jump, quando sua primeira obra foi negada, os dois percebem que não é tão fácil, então se dedicaram ao máximo para que consigam alcançar seus objetivos. Um dos avaliadores da Shonen Jump, os ajuda dando dicas entre outras coisas, dando uma ideia de como fazer seu primeiro mangá.

Claro, o anime não fica só nisso, se aprofunda mais nas histórias de cada personagem, porem seu foco é apresentar o mundo dos mangakas, mostrando que não é tão fácil e divertido o trabalho de um e que em como tudo na vida temos que batalhar ao máximo para alcançarmos nosso objetivos que tanto almejamos.
Então recomendo muito este anime a você que admira tanto essa cultura, para que se aprofunde mais e aprenda um pouco, e quem sabe um dia possa estar eu aqui analisando uma obra sua!
Escrito por Matheus V. Alves
Revisado por Luccas Maia